(11) 94721-0080
Buscar

Artigos

Consumo de Água Mineral em Galões

O uso de Galões de Água Mineral se difundiu muito nos últimos anos no Brasil por diversos fatores.

Alguns acreditam que a água mineral seria mais segura, outros estudos já apontam para o alto índice de desemprego dos últimos anos associado ao fácil acesso aos galões e à abertura de pequenas distribuidoras de bairro com baixo capital de investimento.

Inúmeras marcas ingressaram no mercado desde grandes empresas até pequenos envasadores. 

Porém a verdade desta aplicação está bem longe da suposta segurança oferecida.Muitos aspectos trazem grande risco à utilização dos galões bem como grandes transtornos ao meio ambiente e à sociedade.

 
Podemos agrupar estes aspectos em oito grupos.

- Procedência / Sanitização Envase / Transporte / Armazenamento / Distribuição / Ergonomia / Utilização / Retorno 

  Procedência:

-Foram constatados diversos casos de Galões envasados em empresas desconhecidas e rotulados falsamente usando-se da idoneidade de empresas de grande porte do segmento.

-Casos de Galões envasados com água de torneira sem qualquer tratamento ou filtração, lacrados, rotulados e vendidos como se fossem de procedência confiável.

O fácil acesso a lacres, impressão de rótulos, galões vazios e falta de fiscalização dos órgãos competentes aparecem como principais responsáveis pelo fato.

 

  Sanitização e Envase:

-Mesmo dentro das empresas idôneas o processo de envase e esterilização dos galões retornados é um issue extremamente critico.

-Os galões circulam entre as empresas do segmento, não há retorno exclusivo à empresa de primeiro envase.

-Cabe a cada uma lavar ,esterilizar o mesmo e envasar novamente, este processo demanda tempo e um investimento alto para se ter a confiabilidade esperada. Nem sempre este investimento é aplicado de forma adequada e a segurança da esterilidade do galão antes do envase fica comprometida.

  Transporte:

-É comum encontrar-se caminhões transportando galões envasados através do País sem qualquer higiene ou preocupação com incidência de luz solar.

-Lembrando que os galões não possuem cloro ou outro agente de controle microbiológico a incidência de sol pode gerar a proliferação de algas e microorganismos.

-Por vezes caminhões levam dias até seu destino, tempo suficiente para provocar proliferação.

 

Armazenamento:

-Assim como no transporte o Armazenamento principalmente nas pequenas distribuidoras de bairro muitas vezes não respeita condições mínimas de higiene, segurança e proteção contra insetos, roedores e animais de pequenos porte como gatos e cachorros.

-Muitas vezes os galões são acondicionados no chão sobre papelões ou pallets, sem qualquer isolamento.

-Também são acondicionados sob luz solar novamente propiciando o crescimento e proliferação de microrganismos e algas oferecendo grande risco ao seu consumo.

 

  Ergonomia:

-O transporte e Manuseio dos galões não é uma tarefa fácil, estamos falando de 20 kilos por galão.

-Acomodá-los nos bebedouros, reservatórios, etc é uma tarefa que pode trazer graves conseqüências ergonômicas.

-Os bebedouros normalmente são altos e de difícil acomodação do galão.

-Não existem alças ou locais específicos para manuseio, normalmente se usa o bocal como ponto de apoio, o que aumenta muito o risco de contaminação do mesmo por mãos sujas e/ou contaminadas.

-Não se usa cintos, EPIs ou coletes específicos para peso durante o manuseio.

  Distribuição:

-A entrega dos galões nas cidades acontecem das mais variadas formas, desde entregas adequadas em veículos cargo até em bicicletas, motos, carrinhos sem qualquer preocupação com higiene.

-As pessoas que fazem a entrega nem sempre se preocupam com lavagem das mãos ao manusear o galão, nem com o uso de luvas ou vestimentas apropriadas.

 

 

 

  Utilização:

-Não faz parte da cultura dos usuários a higienização com água fervente ou álcool do galão e principalmente dos bocais antes da colocação no bebedouro.

-Algumas vezes o consumo do galão avança semanas com o mesmo submetido à luz solar nas cozinhas, sujeito a proliferação de microorganismos.

-O uso de coberturas no galão pode ajudar a minimizar a incidência de luz e contaminação microbiológica.

-Higienizações periódicas dos bebedouros também é um procedimento que nem sempre é feito.

-Os reservatórios dos bebedouros não possuem vedações específicas que impeçam o acesso de insetos, aranhas e pequenos roedores que podem entrar ou cair dentro do reservatório contaminando-o.

-Faz parte da cultura do Brasileiro usar aquilo que está mais perto ou mais fácil para resolver um problema.

-Com isso muitas vezes os galões são utilizados para armazenar outros líquidos que podem trazer contaminação ao galão que não vai ser notada na hora do re-envase nas empresas contaminando a água colocada neste.

-Acondicionar gasolina, óleos ou produtos químicos pode gerar resíduos ou contaminações irreversíveis no plástico do galão.

 

  Retorno:

-Os galões tem vida útil e devem ser descartados após certo período de utilização ou desgaste.

-Existe uma marcação na injeção do galão que define sua data de descarte.

-Infelizmente essa data nem sempre é respeitada e não há controle efetivo dos órgãos competentes.

-Com o descarte inúmeros problemas de acondicionamento, reciclagem, meio ambiente e gastos com a operação surgem.

-Cada vez mais o planeta está preocupado com isso e o emprego de embalagens como o galão deve ser revisto.

 

Cabe a nós pensar qual o preço que pagaremos pelo uso deste tipo de aplicação e quais os danos trazidos ao meio ambiente.Procurar soluções e aplicações mais verdes, com garantias de qualidade, é um dever e deve ser perseguido.

Tratar água ou filtrá-la no ponto de consumo é um dos exemplos de economia de transporte, e por conseqüência combustíveis, armazenamento e por conseqüência espaços, descarte e por conseqüência meio ambiente, ergonomia e por conseqüência saúde.
Lembrando que a água já é distribuída ao acesso das pessoas e sua aplicação não está limitada ao ser humano bebê-la.
Fone: (11) 94721-0080

Email: contato@ecohousefiltros.com.br




Desenvolvido por PRAXYS Produtora Web